Foco, Atitude e Persistência

Você já parou para pensar como essas três palavras fazem diferença para a sua vida? E já parou para pensar o porquê de conseguir manter essas três palavras ativas em algumas áreas da sua vida e em outras não?
 
Somente um trabalho de auto-conhecimento pode fazer com que você entenda suas áreas de maior ênfase. Algumas pessoas dão maior importância à vida profissional, outras à vida familiar. Uns adoram lidar com pessoas e detestam lidar com números, outros adoram planilhas e se sentem apavorados quando toca o telefone. Pare e pense: o que até hoje lhe deu maior prazer em realizar, em qual projeto se sentiu mais realizado, motivado e reconhecido? E o que foi o fator determinante para que o foco fosse mantido? Que atitudes foram determinantes para o sucesso? E quando houve problemas, o que despertou a importância de ter persistência?
 
As pessoas naturalmente tendem a sentir maior prazer nas atividades pessoais, em que não há a tirania do compromisso. O que realmente nos move é o motivo, daí a palavra motivação. Achar que o único motivo pelo qual trabalhamos é ganhar dinheiro para sustentar nossos desejos pessoais é condenar 1/3 do seu dia. É justo? Muitas pessoas entendem que trabalho é trabalho e não deve gerar prazer. Isso é um erro!
 
Estudos demonstram que pessoas que expressam emoções que não sentem, tendem a ter problemas com a saúde mental e, com o tempo, tornam-se esgotadas e dispersivas. Obviamente, mesmo os mais motivados têm seus dias de obrigação e rotina, mas se o seu trabalho está pouco motivador, é hora de acender a luz amarela e começar a pensar em alternativas.
 
Ninguém consegue integrar vida pessoal e profissional se o foco de cada uma não estiver plenamente claro. Não adianta dizer “eu quero”se sua atitude não está coerente com essa vontade ou necessidade. E não adianta fazer corretamente só nos momentos bons. É nos momentos ruins que percebemos o quanto queremos ou não alcançar determinado objetivo.
 
Pense, reflita e na próxima vez que pensar em dizer que seu trabalho é pouco motivador reavalie o quanto está efetivamente considerando o poder destas três palavras em sua vida.
 
Mussi Consultores

®2010 • Mussi Consultores • todos os direitos reservados • CRP - PJ 3248                                                                               design by IdeiaOn